Cerca de 300 policiais civis estão mobilizados nesta terça-feira (4) para prender três grupos especializados em roubo de caminhões em São Paulo. Até as 13h, 33 pessoas já tinham sido presas. A operação acontece também no Paraná. A princípio, estavam previstos mandados para o Mato Grosso, mas a ação não foi realizada no estado, segundo a polícia.
Os policiais cumprem, no total, 50 mandados de prisão e 88 de busca e apreensão desde as 4h30. A operação partiu de uma delegacia em São Bernardo do Campo, no ABC. Os ladrões costumam atacar os caminhões que ficam parados nos acostamentos das estradas principalmente durante a noite.
As investigações, que duraram quatro meses, indicam que quatro caminhões de grande porte eram roubados por semana. Os veículos eram desmontados e as peças vendidas para empresas que fazem manutenção de caminhões e para lojas em todo o país.
Segundo o delegado Carlos Alberto da Cunha, outros crimes também serão esclarecidos com a operação. "Diversos roubos de caminhão serão esclarecidos, roubos de carga, tráfico de drogas, sequestro de pessoas, aborto, e mais uma série de crimes que essa quadrilha fazia, além do foco principal que era o roubo de caminhões". Nas últimas semanas, a polícia já tinha invadido três desmanches e feito algumas prisões. Um deles possuía uma espécie de escada feita com furos na parede que, segundo a polícia, eram utilizados para ajudar em eventuais fugas. Neste local, quatro pessoas foram presas.
A polícia apreendeu ferramentas e caminhões roubados. Alguns já estavam escondidos e outros tinham sido deixados no meio da rua enquanto os criminosos testavam se eles tinham algum rastreador.